Odontopediatria

Odontopediatria: Entenda porque ela é tão importante para o seu filho

Você que tem filhos pequenos, com certeza se preocupa muito com o bem-estar deles, não é mesmo? Afinal, você quer que seus pequenos tenham uma vida saudável e que cheguem à vida adulta da mesma forma! É comum lembrar do pediatra, quando estamos procurando por um especialista para cuidar dos nossos filhos. Mas você sabia que além da pediatria, também existe a odontopediatria? E que ela também é indispensável para os pequenos? Continue lendo para mais detalhes!

Cuidar da saúde bucal é dever de todos nós, inclusive as crianças também precisam – talvez até mais do que nós adultos – de um especialista. E esse especialista é o odontopediatra.

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Não é muito difícil encontrar pessoas com medo de enfrentar a cadeira do dentista.

Isso pode acontecer devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

São estes os responsáveis pela higiene não só das crianças que já têm dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes.

A propósito, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda têm um pouco de tempo sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

Os dentistas pediátricos, ou simplesmente odontopediatras, tratam uma ampla gama de doenças em bebês, crianças e adolescentes, incluindo aqueles com necessidades especiais de cuidados de saúde.

E são especialistas em fornecer cuidados para que seus pacientes se sintam confortáveis.

O tratamento para os pequenos também requer cuidado especial. As crianças precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura.

O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

Odontopediatria: Veja como o profissional pode ajudar

Odontopediatria: Veja como o profissional pode ajudar

Uma dúvida comum entre os pais é se devem ou não realizar algum tipo de higiene oral após o aleitamento de seus filhos.

De acordo com a odontopediatria, hoje não se recomenda mais esse tipo de higiene em bebês que são amamentados por leite materno, pois são inúmeros os benefícios que esse leite pode trazer para o organismo do bebê.

No entanto, as mães podem utilizar uma gaze embebida em soro fisiológico quando perceberem uma grande quantidade de leite coagulado no céu da boca dos pequenos.

Depois que os primeiros dentinhos nascem, é fundamental saber como cuidar deles e, portanto, como deve ser feita a higienização nessa fase inicial.

Na odontopediatria é recomendado que todas as crianças devem utilizar pastas fluoretadas desde a irrupção do primeiro dente.

Mas ainda assim o auxílio do odontopediatra é imprescindível na hora de escolher as ferramentas certas para isso.

Outra função muito importante do odontopediatra é a prevenção! Com o acompanhamento de um especialista, os pais são conscientizados desde o início de como proceder com os cuidados de higiene oral, dieta, entre outras coisas.

Além disso, as crianças se acostumam desde cedo com o ambiente ambulatorial e não associam o consultório com nada hostil ou desagradável, já que esse método preventivo não gera desconfortos.

Diferente de quando já existe algum problema, como a cárie, e o tratamento acaba não sendo muito agradável. Os problemas que não são passíveis de prevenção – como trauma, por exemplo – também são solucionados de maneira mais confortável já que a criança e família tem confiança no profissional que as acompanha.

Agora que você já sabe da importância da odontopediatria, saiba também que você pode agendar consultas com nossa odontopediatra na Imed Saúde! Entre em contato conosco para mais detalhes!

87