Dezembro Laranja

Dezembro Laranja: saiba como prevenir o câncer de pele

Dezembro Laranja: saiba como prevenir o câncer de pele

Você deve ter percebido que, pelo menos nos últimos 3 meses, cada mês tinha seu nome seguido por uma cor que representava alguma campanha relacionada à saúde e bem-estar daquele mês específico. Por exemplo, Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio) Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama e de colo do útero) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata. Dezembro também tem uma campanha de conscientização, o Dezembro Laranja. E é sobre ele que iremos falar neste artigo. Ótima leitura para você!

O Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de pele. Ela foi proposta pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) devido à grande incidência da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer com mais casos no Brasil, seguido pelos de mama e de próstata.

Desse modo, assim como o Novembro Azul tem como objetivo promover a prevenção do câncer de próstata, o Dezembro Laranja serve para que cada vez mais pessoas conheçam o câncer de pele e as principais medidas para evitá-lo.

Durante o mês de dezembro, os órgãos da saúde promovem uma série de ações para levar informações sobre o câncer de pele à população.

Também é comum que, durante o Dezembro Laranja, ocorram iniciativas de identificação precoce do câncer, com postos reunindo médicos dermatologistas para exames gratuitos ao redor do Brasil.

As ações de conscientização ajudam a tornar as medidas de prevenção do câncer de pele mais conhecidas e, assim, reduzir os casos no médio e longo prazo.

Afinal, a principal causa do desenvolvimento da doença é um fator que pode ser combatido: a exposição excessiva aos raios solares.

Dezembro Laranja : veja o que fazer para se prevenir do câncer de pele

Dezembro Laranja veja o que fazer para se prevenir do câncer de pele

Agora que você já sabe o que significa o Dezembro Laranja, vamos compartilhar com você algumas dicas para que você possa se prevenir contra o câncer de pele:

  • use o filtro solar corretamente: os protetores devem ser aplicados todos os dias, mesmo quando não há exposição direta ao sol. O fator de proteção solar (FPS) recomendado é de 30, pelo menos, mas pode ser maior dependendo do tipo de pele.
  • invista em roupas e acessórios adequados: ao se expor ao sol, vale a pena utilizar acessórios como óculos escuros, bonés ou chapéus. Além disso, algumas roupas têm fator de proteção ultravioleta (FPU).
  • exponha-se ao sol com moderação: é importante tomar sol diariamente, mas prefira que essa exposição ocorra antes das 10h e após as 16h, evitando o intervalo com maior incidência de raios ultravioletas.
  • tenha atenção aos sintomas: observe a sua pele regularmente e, caso note sinais como pintas novas, manchas e outras alterações, não hesite em procurar ajuda profissional e se consultar com um médico de confiança.

E por falar em ajuda profissional e médico de confiança, você pode contar com a Imed Saúde para cuidar da sua pele e tudo o que está relacionado a sua saúde!

E com o Cartão iSaúde, você consegue descontos exclusivos em consultas e exames médicos. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

40