importância do checkup para a sua família

A importância do checkup para a sua família

É muito comum que a maioria das pessoas procurem apenas o médico quando sentem alguma dor, desconforto ou percebem algo anormal no corpo. Mas a prevenção é muito importante para que se possa ter uma qualidade de vida que você e quem você ama merecem. Neste artigo nós iremos falar sobre a importância do checkup para a sua família. Boa leitura!

Antes mesmo de ir ao médico para fazer um checkup, é essencial que você e sua família também tenham hábitos que irão contribuir para a saúde de todos, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Fazer um checkup ou realizar as consultas médicas regulares vai prevenir uma série de problemas. Apesar disso, na fase adulta, principalmente, muitas pessoas deixam de ir ao médico e só se lembram desse profissional quando ficam doentes.

É recomendado que homens e mulheres façam uma avaliação anual da sua condição de saúde, pois muitas doenças podem ser assintomáticas em seu início.

Daí a importância de passar pelo médico e realizar exames físicos, laboratoriais e de imagem, a fim de detectá-las precocemente.

Nessas consultas, o especialista, além de avaliar sua saúde e prescrever os tratamentos necessários, vai orientar quanto aos bons hábitos que é preciso adotar no dia a dia, como ter uma alimentação saudável.

Por isso, checkup médico significa ter qualidade de vida. Assim, mesmo que você tenha a rotina corrida, não deixe de fazer esse acompanhamento.

Sobre a frequência de se fazer um checkup, vai depender das particularidades de cada paciente. Por exemplo, grávidas e bebês de até um ano passam pela consulta uma vez ao mês. Já as mulheres saudáveis (adolescentes e adultas) devem fazer o acompanhamento preventivo no ginecologista a cada ano.

A importância do checkup para a sua família: quais exames fazer?

A importância do checkup para a sua família

Cuidar da saúde é muito mais simples do que imaginamos. Muitas vezes deixamos de nos cuidarmos melhor por pura negligência ou medo de fazer os exames laboratoriais e de imagem.

Porém, saiba que passar por esses procedimentos é essencial para fazer o acompanhamento de alguma condição especial de saúde e também para diagnosticar doenças e lesões em estágios iniciais.

Os exames são, na maioria das vezes, rápidos e indolores, portanto, não há motivo para se preocupar.

Existem cuidados específicos para homens, mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com mais de 40 anos, pessoas com mais de 60 anos. Mas há tipos de exames que devem ser feitos, independentemente do sexo ou faixa etária.

Veja, logo a seguir, quais exames são esses:

  • Hemograma — investigação dos nutrientes e compostos do sangue, auxiliando, por exemplo, na detecção de anemia e infecção;

  • Urina — exame com o objetivo de verificar a presença de infecções no trato urinário e problemas renais;

  • Fezes — permite identificar parasitas, larvas e protozoários no organismo e verificar as funções digestivas. Pode ser recomendado também na investigação de câncer no intestino;

  • Teste oftalmológico — exame para identificar alterações e doenças da visão.

Agora você já sabe sobre a importância do checkup para a sua família! Com o acompanhamento regular, você e sua família podem prevenir e controlar uma série de doenças, algumas delas graves. Basta passar pela consulta e realizar os exames necessários.

Agende agora mesmo uma consulta com o clínico geral ou especialista em uma das unidades da Imed Saúde!

42